Skip to main content Skip to search Skip to header Skip to footer
Original para a Internet

Um conceito mais elevado de ‘trabalho’ traz cura

DO Arauto da Ciência Cristã. Publicado on-line – 29 de abril de 2024

Sou muito grata por ter sido curada por meio da Ciência Cristã, durante o outono de 2022.


Embora não tivesse um diagnóstico médico, eu sentia muita dor e os pulmões congestionados. Na época, não havia nenhuma regulamentação a respeito da Covid no estado em que eu morava, mas tive de me ausentar do trabalho e ficar em casa. Eu me sentia mal demais até mesmo para me sentar em frente ao computador e trabalhar de casa.

Tudo isso aconteceu durante um período tumultuado em meu emprego. Eu tivera um desentendimento com meu chefe, o que não era habitual nem característico em nossa relação profissional. Normalmente, eu me dava muito bem com meu chefe e com todos os demais colegas de trabalho. Também naquela ocasião eu estava analisando uma oferta de emprego de outra empresa, a qual incluiria um aumento de salário. A tentação de sair da empresa em que eu estava era muito forte, mas não tinha certeza se aquele era um momento apropriado para mudar de emprego. Eu não queria tomar uma decisão com base na emoção e sair da empresa logo após o desentendimento com meu chefe. Eu estava, portanto, sofrendo de duplo congestionamento — tanto no corpo quanto no ambiente de trabalho. Sentia um grande peso pela situação e, quando contei tudo isso a meu marido, ele recomendou que eu ligasse para um praticista da Ciência Cristã, e foi o que fiz.

O praticista imediatamente me lembrou de que existe apenas uma Mente e de que sou capaz de pensar e compreender tudo claramente, porque sou filha de Deus, sou a amada do Amor. A difícil situação em que me encontrava não poderia ter nenhum efeito físico sobre mim. Essas ideias me reanimaram e comecei a pensar com mais clareza.  

Eu quis começar por agir de acordo com o Amor e perdoar meu chefe. Mas também precisava me perdoar, porque compreendi que eu mesma não estava isenta de culpa. Orando, lembrei-me de que trabalho na atmosfera do Amor divino e que a lei do Amor está sempre em ação.

Ao refletir a respeito do trabalho sob essa perspectiva, trabalhar para uma determinada empresa ou para um determinado chefe passou a ter muito menos importância para mim. Compreendi também que, onde quer que eu estivesse, era contratada para expressar o Amor, a Mente, o Princípio — e todos os demais sinônimos de Deus encontrados na Bíblia e no livro-texto da Ciência Cristã (Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, de Mary Baker Eddy).

Essas ideias também começaram a eliminar grande parte do estresse que eu geralmente sentia em relação ao trabalho. Compreendi que eu estava trabalhando para Deus e que meu trabalho era refletir a Deus. Senti a necessidade de tirar o “ego” do meio do caminho e me preocupar muito menos com o que meu chefe pensava a meu respeito ou sobre meu trabalho. Eu sabia que o Amor nos guiaria a ambos em nosso trabalho conjunto.

À medida que comecei a pensar em trabalhar dessa nova maneira, passei a ver meu chefe de uma forma mais espiritual, como uma ideia inocente de Deus. Fiquei então muito grata por estar trabalhando naquela empresa. No mesmo dia, tive a certeza de que não precisava deixar o emprego e amavelmente recusei a oferta da outra empresa, que entendeu e apoiou minha decisão.  

Entretanto, eu ainda não estava me sentindo bem o suficiente para voltar a trabalhar, portanto, orei para acalmar meu medo. Com isso, tomei consciência de um medo desapercebido: sentia-me pressionada a voltar ao trabalho rapidamente por achar que, se não o fizesse, isso poderia refletir negativamente em minha prática da Ciência Cristã.

Quando falei disso com o praticista, este me lembrou do fato de que não estou aqui para mostrar a meu chefe, nem a ninguém, por meio de minhas próprias habilidades, a eficácia da Ciência Cristã. A Verdade da Ciência Cristã se defende por si mesma, e nossa tarefa — felizmente — é saber a Verdade que Jesus ensinou e ser testemunhas da atuação de Deus. Momentos depois dessa constatação, a dor que eu sentia se dissipou. Consegui dormir e trabalhei de casa a maior parte do dia seguinte.

Continuei a orar com o praticista para eliminar os sintomas persistentes. Nos dias subsequentes, eu trabalhei em tarefas difíceis, empenhando-me em deixar que somente o Amor me guiasse e consegui ser muito produtiva. Adorei a ideia de que fazia parte de uma equipe dirigida pela Mente, pela Verdade, pelo Amor, ou seja, por Deus. Não me senti sobrecarregada por meu trabalho nem achei ser a única responsável pelo resultado, o que foi muito mais agradável!

No tempo livre depois do trabalho, estudava o capítulo de Ciência e Saúde intitulado “Desmascarado o magnetismo animal”. Ajudaram-me particularmente estas declarações sobre o magnetismo animal ― de que ele é “…a crença errônea de que a mente esteja na matéria e que seja tanto má quanto boa; que o mal seja tão real como o bem, e mais poderoso” (p. 103). E também: “A Ciência Cristã despoja o reino do mal e promove, no mais alto grau, o afeto e a virtude nas famílias e, portanto, na comunidade” (pp. 102–103).

À medida que continuei a orar pela comunidade de meu local de trabalho, ficou claro para mim que não precisamos participar da atividade de criticar os outros. Deus é o Princípio, e nosso trabalho é amar o Princípio. Também achei útil saber que nosso trabalho é apoiar nossos semelhantes e ver a todos como Deus os vê: espiritualmente, sem qualquer condenação ou ódio.  

À medida que esse ponto de vista se tornou claro, os sintomas desapareceram completamente.

Sou grata por ter sido curada e pela clareza vinda da Mente divina, a qual me levou a tomar a decisão certa sobre o emprego. Também sou muito grata pela Ciência Cristã. Existem infinitas aplicações da Verdade, sempre com mais pontos a serem explorados e com novas maneiras de abençoar.

Avery Sander
Jacksonville, Flórida, EUA

Para conhecer mais conteúdo como este, convidamos você a se inscrever para receber as notificações semanais do Arauto. Você receberá artigos, gravações em áudio e anúncios diretamente via WhatsApp ou e-mail.

Inscreva-se

More web articles

A missão dO Arauto da Ciência Cristã 

“...anunciar a atividade e disponibilidade universal da Verdade...”

                                                                                        Mary Baker Eddy

Conheça melhor o Arauto e sua missão.