Skip to main content Skip to search Skip to header Skip to footer
Original para a Internet

“Toma posse de teu corpo”

DO Arauto da Ciência Cristã. Publicado on-line – 11 de maio de 2020


Em Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, a Sra. Eddy diz: “Toma posse de teu corpo e governa-lhe a sensação e a ação” (p. 393). Essa simples declaração transmite esperança a muita gente que parece ser escrava do senso humano de corpo. Quando aprendemos que esse corpo é produto do pensamento, podemos começar a compreender que é possível satisfazer a exigência acima mencionada, e obter algum domínio. A Ciência Cristã mostra como.   

Em geral, a humanidade acredita que cada um de nós reside em um corpo material, é governado pelo cérebro e pelos nervos, e que é o corpo que estabelece as condições da pessoa, e não o inverso. Essa é a teoria básica seguida durante muitos anos pelos médicos e até mesmo pelos professores de teologia. O panteísmo da matéria inteligente permeia grande parte do pensamento erudito, mesmo após a descoberta da Ciência Cristã.

Mas Jesus indicou o domínio essencial que nos é possível, quando disse: “...não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?” (Mateus 6:25). Podemos muito bem levar em consideração o que Jesus quis dizer com essa pergunta.

A demonstração do domínio que Jesus tinha sobre as condições corporais, tanto para si mesmo como para os outros, mostrava sua compreensão científica do fato de que é perfeitamente possível tomar posse do corpo e governar sua sensação e sua ação. Em seus ensinamentos básicos, conforme constam no Sermão do Monte, Jesus indicou que o pensamento das pessoas é a chave para o controle do corpo. Ele repetidamente enfatizava esse fato de várias maneiras, inclusive advertindo seus seguidores contra o ódio e a maldade, contra o medo e a hipocrisia. Obviamente ele não falava de músculos e nervos, nem de cérebro e reflexos. A orientação do seu ensinamento parecia estar de acordo com a declaração que consta de Provérbios: “...como [o homem] imagina em sua alma, assim ele é...” (23:7).

Quando compreendemos que o corpo humano não existe como um objeto externo, mas sim na consciência, como expressão do pensamento, estamos preparados para exercer domínio sobre ele. A consciência de cada pessoa governa seu corpo. É pela renovação do nosso pensamento que nosso corpo vem a estar sob o controle do Princípio divino. Essa renovação acontece à medida que a natureza de Deus é compreendida e refletida na experiência humana. Deus é o Amor, a Verdade e a Vida, e o homem é Sua imagem e semelhança, a expressão pura da Mente divina. Quando cada um de nós põe em prática esses fatos científicos, então o Amor nos purifica o pensamento individual, a Verdade nos corrige as ações e a Mente nos governa a experiência. É dessa forma que o divino chega ao humano.

A mente humana e o corpo humano são falsificações da Mente divina e do homem criado por Deus. A lei divina é o original — a forma de controle original, cuja falsificação aparece como o nervo material. A inteligência divina é o poder governante original, cuja falsificação aparece como o cérebro e o senso material. Deus é a Vida do homem, e Ele existe independentemente da matéria. Essa Vida é em realidade “mais do que o alimento”, e o homem, como a corporificação das leis de Deus, é mais “do que as vestes”. À medida que compreendemos o status original do homem como a ideia espiritual de Deus, podemos exercer domínio sobre a falsificação.

A Sra. Eddy diz: “Minha descoberta de que a falível, mortal e por erro denominada mente produz toda a estrutura orgânica e toda ação do corpo mortal, pôs meus pensamentos a trabalhar em novos caminhos, e guiou-me à demonstração de que o fator principal na Ciência da Mente é a proposição de que a Mente é Tudo, e a matéria nada é” (Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, pp. 108–109). Jesus tocou nesse mesmo ponto, quando disse: “...como pode alguém entrar na casa do valente e roubar-lhe os bens sem primeiro amarrá-lo? E, então, lhe saqueará a casa” (Mateus 12:29).

Nos círculos médicos atuais, há grande destaque quanto à natureza mental das doenças, e alguns passos estão sendo dados no sentido de procurar as causas mentais da doença. Mas o controle harmonioso sobre o corpo nunca pode ser conseguido, se partimos da base da mente humana ou da vontade humana. Isso nunca pode ser conseguido por meio de drogas ou hipnotismo, nem por qualquer outro meio material. Somente quando reconhecemos a Deus como o poder controlador é que poderemos provar cientificamente que a saúde e a harmonia são o estado natural do homem.

Jesus veio para fazer a vontade de Deus. Daí vinha sua autoridade, e isso lhe proporcionava o controle sobre o corpo humano. Ele nos ensinou que, à medida que purificamos o nosso pensamento e o guiamos a estar de acordo com a natureza do Amor divino, podemos esperar que a lei da harmonia de Deus se manifeste na cura da doença e do pecado.

Após anos de sofrimento na crença de que o corpo a controlava, a Sra. Eddy chegou ao verdadeiro senso de domínio por meio da cura que teve depois de um grave acidente. Ela começou a compreender que Deus é a Vida do homem e que a Mente divina é suprema. Pôde recuperar-se da invalidez devida ao acidente e conseguiu comprovar, na experiência de muitas pessoas por ela curadas, o controle que Deus tem sobre tudo. Ela diz: “A compreensão de que o Ego é a Mente, e de que existe só uma Mente ou inteligência, começa de imediato a destruir os erros do senso mortal e a proporcionar a verdade do senso imortal. Essa compreensão torna o corpo harmonioso; faz com que os nervos, os ossos, o cérebro etc., sejam servos, em vez de senhores. Se o homem é governado pela lei da Mente divina, seu corpo está em submissão à Vida, à Verdade e ao Amor eterno” (Ciência e Saúde, p. 216).

Para conhecer mais conteúdo como este, convidamos você a se inscrever para receber as notificações semanais do Arauto. Você receberá artigos, gravações em áudio e anúncios diretamente via WhatsApp ou e-mail.

Inscreva-se

More web articles

A missão dO Arauto da Ciência Cristã 

“...anunciar a atividade e disponibilidade universal da Verdade...”

                                                                                        Mary Baker Eddy

Conheça melhor o Arauto e sua missão.