Skip to main content Skip to search Skip to header Skip to footer
Original para a Internet

Para jovens

Sem medo diante do perigo

DO Arauto da Ciência Cristã. Publicado on-line – 13 de agosto de 2018


P: Como orar, se eu me encontrar em uma situação perigosa?

R: Eu estava passando duas semanas de trabalho na Guatemala, quando me vi em meio a uma situação assustadora que começou em uma tarde durante uma viagem normal de ônibus. Todos os dias depois de dar aulas de inglês, meus amigos e eu pegávamos o transporte público de volta para a cidade onde estávamos hospedados. Viajar com os moradores locais foi algo extremamente enriquecedor do ponto de vista cultural e, quase todos os dias, nós gostávamos de praticar nossa capacidade de falar espanhol e também de ouvir a bela música local.

Entretanto, certo dia, quando nosso grupo estava no ônibus, quase chegando ao lugar para onde íamos, dois homens entraram e em seguida os dois se separaram. Um deles sentou-se perto de um dos líderes do meu grupo e o outro veio para trás, perto de mim e dos meus amigos. Nós começamos uma conversa e o homem conseguiu pronunciar algumas frases em um inglês mal falado. Então, de repente, vendo que nós tínhamos uma câmara, ele nos confundiu com policiais à paisana e começou a nos acusar em tom muito agressivo. Depois de dizer algumas frases ele até nos ameaçou de morte. Devido à música estar alta e o ônibus estar lotado, ninguém mais ouvia o que estava acontecendo. O pânico tomou conta do nosso pequeno grupo quando nosso dia calmo e amor ao trabalho rapidamente se transformaram em algo perigoso e assustador.

Pode parecer estranho, mas apesar de tudo o que estava ocorrendo, eu me senti absolutamente sem medo. Esse senso de perfeita calma não era o resultado de ter rapidamente pensado em algo, nem de valentia humana. Eu sei que era a presença do Cristo, isto é, o poder da paz e da preservação da vida, dados por Deus, que está sempre com cada um de nós, nos preservando e protegendo. Essa poderosa presença do Cristo penetrou através do barulho, do mal-entendido e do medo, e me assegurou que Deus estava presente, completamente no controle, não importava o que parecia estar acontecendo. Senti uma profunda calma ao reconhecer que o medo jamais poderia nos vencer ou nos oprimir.

Da maneira mais calma possível, meus amigos e eu falamos com aquele homem, usando nosso melhor espanhol, dizendo a ele que não queríamos nenhum aborrecimento e pedíamos desculpas por qualquer transtorno que ele pudesse ter pensado que nós tínhamos causado. Por eu estar tranquilo, também consegui orar durante nossa troca de ideias com o homem e ficou claro para mim que nenhum de nós, inclusive ele, poderia ser governado por algo ou por alguém a não ser por Deus. Eu pude perceber que, como filhos espirituais de Deus, nós todos éramos incapazes de cometer maldade, éramos inocentes e estávamos a salvo.

O homem logo se acalmou, saiu do ônibus e nós chegamos ao nosso destino, sem mais incidentes. Foi incrível ver a situação ir do pânico e do medo para a completa paz e harmonia, em poucos minutos. Mais tarde, conversamos com o líder do nosso grupo e manifestamos nossa gratidão pela proteção de Deus por todos nós.

Ao pensar nessa situação, eu me lembrei do Salmo 107:29 que diz: “[Deus] Fez cessar a tormenta, e as ondas se acalmaram”. Essa afirmação é realmente uma lei espiritual para toda e qualquer situação desafiadora que tenhamos de enfrentar. Deus está sempre no controle e ao reconhecermos Seu poder, seja qual for a tormenta, ela se acalma. Vivenciamos a paz de Deus, primeiro em nosso pensamento e em seguida nas circunstâncias ao nosso redor.

Uma coisa que aprendi com a Ciência Cristã é que nunca estamos separados de Deus. Penso que essa compreensão foi o que me ajudou a permanecer tão calmo e orar de modo eficaz naquele dia. Reconhecer nossa unidade com Deus, e Seu constante governo em nossa vida, é um fundamento seguro para nossas orações por proteção e segurança, não importa a situação que tenhamos de enfrentar. 

Para conhecer mais conteúdo como este, convidamos você a se inscrever para receber as notificações semanais do Arauto. Você receberá artigos, gravações em áudio e anúncios diretamente via WhatsApp ou e-mail.

Inscreva-se

More web articles

A missão dO Arauto da Ciência Cristã 

“...anunciar a atividade e disponibilidade universal da Verdade...”

                                                                                        Mary Baker Eddy

Conheça melhor o Arauto e sua missão.