Skip to main content Skip to search Skip to header Skip to footer
Original para a Internet

Para jovens

Como ocorre a cura na Ciência Cristã?

DO Arauto da Ciência Cristã. Publicado on-line – 20 de novembro de 2018


Vocês fazem ótimas perguntas porque estão dispostos a perguntar o que não tem resposta fácil. Na semana passada, um de vocês fez essa pergunta que está no título e me fez pensar como ela é importante e quão forte é o desejo de vocês de receber uma resposta.

Então, vamos lá. Como ocorre a cura, afinal?

Provavelmente parece natural ver a cura como sendo algo que acontece no nosso corpo ou em algum outro aspecto de nossa vida. Algo está doendo ou está fora de lugar, então oramos para obter a cura. Sabemos que estamos curados quando desaparece a dor ou é ajustado o que quer que esteja fora de lugar. Certo? Pode parecer estranho, mas esse conceito apenas toca levemente a superfície do que é a cura. É por isso que, para compreendermos como ocorre a cura, é importante esclarecer o que é a Ciência Cristã.

A Ciência Cristã descarta todas as noções preconcebidas sobre a vida e o mundo, mostra-nos o que realmente acontece, e aquilo que realmente acontece tem a ver cem por cento com Deus. A Ciência Cristã nos ajuda a compreender mais a respeito da natureza de Deus, como sendo o bem, o Amor, o puro Espírito, o Todo-poderoso sempre presente. Todo o restante que precisamos saber flui desses fatos espirituais fundamentais.

Comecem com uma correta compreensão a respeito de Deus e raciocinem a partir daí sobre qualquer coisa que lhes venha em mente, inclusive sua saúde, e vocês chegarão à real e verdadeira perspectiva de tudo o que lhes diz respeito. Não fiquem surpresos se essa perspectiva for o contrário daquilo que estiver acontecendo diante de seus olhos. A Ciência Cristã nos convoca a confiar na nossa percepção espiritual, naquilo que ouvimos e percebemos quando prestamos atenção exclusivamente a Deus, ao invés de confiar nos cinco sentidos físicos. Aqui está como a Descobridora da Ciência Cristã, Mary Baker Eddy, escreve sobre isso em seu livro Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras: “Temos de examinar profundamente o que é real, em vez de aceitar apenas o senso exterior das coisas” (p. 129).

A cura, portanto, significa realmente uma mudança de percepção. Tudo o que Deus, o Espírito, é fica mais importante para nós do que qualquer outra coisa, o fato de que aqui e agora somos espirituais se nos torna mais claro. Começamos a compreender o que isso significa para a nossa saúde, nossa identidade, nosso propósito de vida, e assim por diante. É possível que nos sintamos impelidos a nos libertar daquelas limitações ou crenças que nunca antes tínhamos pensado em contestar, porque essa nova compreensão sobre Deus nos mostra o quão frágeis e falsas elas realmente são.

Esta é a cura: a disposição de aceitar uma nova perspectiva, um novo ponto de vista. Observem que tudo isso acontece, onde? Em nosso pensamento. Muito embora vejamos de fato um ajuste na situação que estiver nos incomodando, como uma gripe sarando, por exemplo, ou algum problema de relacionamento sendo harmonizado, a cura consiste realmente na mudança espiritual da maneira de pensar. É a nossa nova e mais profunda convicção de que Deus definitivamente é Tudo e de que isso inclui a nós.

Isso é importante porque indica o como de uma cura. Quando oramos para resolver um problema, é fácil pensar que estamos fazendo algo acontecer ou fazendo com que Deus faça algo por nós. Mas não é isso que a oração faz. O que ela faz é nos ajudar a despertar para aquilo que já é verdade, aquilo que já é harmonioso. Elimina a dúvida e o medo, para que possamos ver que tudo quanto Deus fez está tão intacto como sempre esteve. Quando percebemos isso com clareza, é aquele momento do “agora entendi!” e inevitavelmente ocorre um ajustamento em nossos pensamentos e em nossa vida.

O outro como da cura, que serve de grande alívio, é que ela tem a ver cem por cento com Deus. Pode parecer que nós é que estamos nos empenhando para compreender a verdade, mas tenho constatado que inevitavelmente ocorre uma mudança no pensamento. Há um momento em que, em vez de tentar com todo o esforço saber algo sobre Deus, de repente eu descubro que estou imersa naquilo que Deus sabe. Em vez de tentar dizer coisas a Deus, ouço Suas ternas afirmações de que tudo está bem, de que estou protegida e de que estou eternamente segura em Seu amor.

Para mim, este é o supremo como da cura: deixar que Deus lhes fale e sentir o Seu irresistível poder transformando os pensamentos de vocês, a ponto de não poderem mais olhar para trás. É aí que a gente sabe, sem sombra de dúvida, que está curado.

Para conhecer mais conteúdo como este, convidamos você a se inscrever para receber as notificações semanais do Arauto. Você receberá artigos, gravações em áudio e anúncios diretamente via WhatsApp ou e-mail.

Inscreva-se

More web articles

A missão dO Arauto da Ciência Cristã 

“...anunciar a atividade e disponibilidade universal da Verdade...”

                                                                                        Mary Baker Eddy

Conheça melhor o Arauto e sua missão.