Skip to main content Skip to search Skip to header Skip to footer
Original para a Internet

Aceitar plenamente o benefício do tratamento pela Ciência Cristã

DO Arauto da Ciência Cristã. Publicado on-line – 4 de junho de 2018


O poder que dá vitalidade ao tratamento por meio da Ciência Cristã é Deus, o Amor divino. O amor do Amor, compreendido e praticado, é suficiente para que a pessoa renove completamente o pensamento a respeito de si mesma. Entretanto, ela precisa estar conscientemente disposta a que ocorra essa ação redentora, do contrário, haverá por parte dela uma resistência inconsciente.

A cura física, aquilo que talvez leve as pessoas a buscar o tratamento por meio da Ciência Cristã, na maioria das vezes, é apenas uma pequena parte do propósito da Ciência Cristã. Aqueles que estudam Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, de autoria de Mary Baker Eddy, logo aprendem que o sofrimento provém de algum aspecto do pensamento material que não foi corrigido — talvez medo, ignorância, ou pecado — em vez de um distúrbio químico ou físico do corpo. Aprendem, também, que parte da contribuição do paciente no tratamento pela Ciência Cristã é levar em conta as palavras de Cristo Jesus: “...tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco” (Marcos 11:24). Os estudantes da Ciência Cristã percebem, então, que devem manter uma elevada expectativa durante o tratamento e reconhecer plenamente seu poder, do contrário, receberão apenas uma parte da bênção que Deus, nosso amoroso Pai-Mãe, está derramando.

Não é raro que a pessoa que passa por alguma dificuldade física ou angústia mental ligue para um Praticista da Ciência Cristã antes de ter feito uma pausa e orado em silêncio sobre a aparente desarmonia. É possível que alguém esteja tão mesmerizado pelo desconforto ou aflição, que só consegue pensar em conseguir alívio. Entretanto, se essa pessoa parar e se perguntar: “O que eu realmente espero desse tratamento?”, ela poderá perceber que não está pedindo o bastante. Muitas vezes, a tentação é de simplesmente buscar alívio de uma dor, pedir uma boa noite de sono, a recuperação da atividade física, ou a volta de um relacionamento rompido.

Mas é só isso que devemos desejar? Orar para mudar as condições materiais é uma abordagem limitada e limitadora. A Sra. Eddy, a Descobridora e Fundadora da Ciência Cristã, diz que “Tudo o que materializa a adoração estorva o desenvolvimento espiritual do homem e o impede de demonstrar seu poder sobre o erro” (Ciência e Saúde, pp. 4–5). A verdade da Ciência é mais profunda e mais potente do que todos os outros meios e ela deve trazer uma cura muito mais ampla do que a mera correção externa de um sofrimento físico.

Aprendi, há muito tempo, a ter uma expectativa mais elevada a respeito do tratamento pela Ciência Cristã. Percebi que, se estivesse mentalmente buscando apenas o alívio físico, era só isso que eu receberia. A dor desapareceria — o desconforto cessaria, o relacionamento se harmonizaria — nada mais do que isso. Como houvera pouca regeneração espiritual, eu tinha de enfrentar novamente problemas parecidos.

Certo dia, ao pedir ajuda a um praticista, ele me disse: “Seja receptiva e disposta em todas as direções. Receba tudo o que puder!” Essa recomendação me fez rir e me despertou para elevar minha expectativa de receber um benefício espiritual e não apenas físico.

A cura do problema físico foi rápida e permanente, mas o tratamento continuou a dar resultados. Percebi que estava passando por uma boa limpeza mental e fazendo novas descobertas sobre a natureza de Deus e a relação do homem com Ele, algo que enriqueceu meu pensamento por muitos dias.

Pela primeira vez, eu havia pedido mais do que alívio físico — e recebera exatamente aquilo que havia pedido. Sempre recebemos! Minha bênção estava de acordo com a afirmação de Ciência e Saúde: “O que mais necessitamos é orar com o desejo fervoroso de crescer em graça, oração que se expressa em paciência, mansidão, amor e boas obras” (Ciência e Saúde, p. 4).

O tratamento pela Ciência Cristã é uma consagrada comunhão com Deus por meio da oração, em que Sua perfeição e poder infinitos, Sua onipresença e amor, são reconhecidos e aceitos. Inclui o reconhecimento da perfeição do homem como a própria semelhança de Deus e a afirmação da inseparabilidade de Deus e do homem como Princípio e ideia. Inclui a aceitação do Cristo onipresente — a chegada do Consolador, do Confortador — exatamente onde a cura parece ser necessária. Dessa forma, o tratamento enxerga a realidade que está por trás dos erros do senso físico quanto ao que parece ser e fazer, e acaba com o sonho hipnótico de que as mentiras desse senso físico sejam pessoais ou substanciais de algum modo, forma ou formato.

Deus, a Verdade, compreendido e aceito, sempre supera e aniquila tudo aquilo que alega ser o oposto de Sua ideia, o homem. A crença é sempre apenas isso, simplesmente uma crença; se não houver alguém que acredite nela, ela deixa de receber qualquer tipo de apoio. O tratamento por meio da oração, portanto, inclui a constatação de que nenhum dos aparentes personagens do sonho de pecado ou sofrimento sejam, ou tenham sido, realmente pessoas ou fatos, e de que todo o cenário do erro é uma ilusão fictícia, uma falsificação em todos os detalhes. Nada no erro é real ou verdadeiro, nem acontece no universo de Deus, e nenhum erro envolve o homem de Deus, cuja perfeição está intacta. Por meio da oração, o praticista vê com clareza que o mesmerismo da crença material não pode ter nenhum efeito em seu próprio pensamento e é incapaz de seduzir o paciente, porque a mesma Mente que está dando liberdade e luz espiritual ao praticista, está transmitindo clareza ao paciente. Todas as pessoas relacionadas à situação, conhecidas ou não do praticista, devem, em certa medida, sentir a influência da Verdade. Em outras palavras, a Verdade faz com que a mente mortal ceda à força da Verdade e desapareça.

Essa comunhão com Deus reconhece que Ele é Tudo-em-tudo e esse reconhecimento, quando totalmente alcançado, aqui ou no além, dissipa inteiramente o sonho mortal específico de que haja vida na matéria. O paciente aceita do tratamento aquilo que está pronto a receber. Se estiver esperando apenas alívio físico, será isso que estará apto a conseguir. Mas se ele abrir o pensamento à necessidade de regeneração e crescimento espiritual, toda sua vida assumirá um significado e um propósito mais profundos, e a isso se seguirá uma grande quantidade de bênçãos. Não só o desconforto físico cessará, mas terá início uma reabilitação mental que continuará a se desdobrar.

Portanto, na próxima vez em que precisarmos da ajuda da Ciência Cristã, aceitemos todo o benefício que o tratamento traz. Quando oramos silenciosamente sobre o que realmente queremos pedir, antes de ligar para um praticista, ficamos receptivos à oportunidade de receber a plena medida de regeneração e crescimento espiritual que o tratamento promove.

Para conhecer mais conteúdo como este, convidamos você a se inscrever para receber as notificações semanais do Arauto. Você receberá artigos, gravações em áudio e anúncios diretamente via WhatsApp ou e-mail.

Inscreva-se

More web articles

A missão dO Arauto da Ciência Cristã 

“...anunciar a atividade e disponibilidade universal da Verdade...”

                                                                                        Mary Baker Eddy

Conheça melhor o Arauto e sua missão.